27 maio 2012

As nagas protetoras do meio ambiente







Mandala Natureza


"De acordo com a cosmologia Budista tibetana, os humanos habitam apenas um de cinco ou seis reinos de seres vivos. Um desses outros reinos inclui o reino das nagas, criaturas das profundezas, dos oceanos e das regiões subterrâneas. As nagas são responsáveis pelo meio ambiente, pelo clima e pela água do globo, e pelos ciclos do vento; elas representam a grande riqueza da terra, guardando os recursos  naturais e promovendo o crescimento de todas as plantas e vida animal. Entre os oito grandes reis nagas, um governa o Oceano Pacífico,  e um o Atlântico. O Pacífico simboliza a energia criativa e o Atlântico a energia  do poder. Juntos esses dois protegem a dinâmica do meio ambiente do planeta.".Tarthang Tulko - Lama Tibetano.


16 maio 2012

Experimentar para entender que não somos vítimas




Mandala Love Healing

O amor que mais cura é o que sentimos por nós mesmos.
Não somos vítimas e sim, escolhemos o próprio caminho, simplesmente seguindo nosso pensamento. Se os pensamentos forem bons, bons caminhos, se forem ruins, ruins caminhos.
Abaixo, um pequeno texto  da UCEM (Um Curso em Milagres).









  • Fossem lembranças recentes ou distantes, eu podia ver que meu ego tinha uma lista infindável de memórias ruins entre as quais eu podia escolher para me proteger contra a possibilidade da felicidade atual. Quer eu me lamentasse pelas minhas próprias ações ou ficasse ressentido com os outros pelas suas, as memórias amargas podiam aparecer quando eu menos esperava. O ego realmente não queria que eu ficasse feliz, e agora era minha vocação trazer minhas ilusões à verdade. O Espírito Santo era a verdade, e Ele estava mais do que preparado para descartar os julgamentos que eu tinha construído contra mim mesmo ou contra qualquer um de meus irmãos e irmãs (Renard,pag.259)


...Começamos a nos atentar para o fato de que não é possível ver um mundo de amor e alegria. Um ínfimo pensamento de medo, rancor ou ciúme desencadeia muitos outros pensamentos de mesmo valor emocional, dos quais, na grande maioria das vezes, não estamos conscientes. Isso então desencadeia situações de medo, rancor e ciúmes, em qualquer patamar, em circunstânciasaparentemente diferentes ou até desconectadas.
... Você começa a entender que não é uma vítima do destino, trilhando um caminho pré-estabelecido. Acreditar nessa verdade não é suficiente. A experiência é fundamental porque mesmo que uma ideia seja coerente para você, somente uma mudança efetiva do padrão de pensamento é que alterará sua percepção dos acontecimentos ao seu redor.

  • Esta é a única coisa que precisas fazer pela visão, pela felicidade, para ficares livres da dor e escapares completamente do pecado: para que tudo isso seja dado. Dize apenas isso, mas dize-o com convicção e sem reservas, pois aqui está o poder da salvação:

Eu Sou responsável pelo que vejo.
Eu escolho os sentimentos que experimento e
eu decido quanto à meta que quero alcançar.
E todas as coisas que parecem me acontecer
eu as peço e as recebo conforme pedi.
Não enganes mais a ti mesmo pensando que é impotente diante do que é feito a ti. Apenas reconhece que tens estado equivocado e todos os efeitos dos teus equívocos desaparecerão (UCEM-T-21.II.2)
Assumir a responsabilidade por tudo o que nos acontece é realmente reassumir o próprio poder: ninguém é mais ou menos forte do que qualquer um de nós. (Trechos do livro:Um Guia para o Perdão)

Tenha um ótimo dia e Boa Reflexão!

15 maio 2012

A riqueza do ser e a pobreza do ter


 Mandala Buterfly

As mandalas carregam símbolos para facilitar o meditador a trabalhar-se.  Esta mandala, além de sua forma circular, que propicia a dinâmica da energia, possui borboletas. Esses animaizinhos tem o dom da transformação. Eles nascem ovo, viram larva, depois pupa e finalmente alcançam o estágio adulto, quando alçam vôos. É justamente isso que a mandala trabalha a transformação interior.
Abaixo um dos lindos poemas de Lao Tsé, um olhar para a importância do conhecer-se.





A riqueza do ser e a pobreza do ter


"Que vale mais:
Meu nome de família ou meu Ser?
Que é mais meu;
Minhas posses externas ou meu íntimo Ser?
Que me é mais importante:
Meus lucros ou minhas perdas?
Quem prende seu coração a algo
Está preso.
Quem deseja possuir tesouros
É um pobre possesso.
Quem vive satisfeito
É feliz com os satisfeitos.
Quem respeita os seus limites
Não corre perigo.
Isto gera verdadeira serenidade.
De dentro vem o que por fora se revela."

Poema do "Tao Te Ching" - por Lao Tsé

Boa reflexão!

13 maio 2012

Parabéns a todas as Mamães






"A gente pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos, e até ter um governo mais ou menos.
A gente pode dormir numa cama mais ou menos, comer um feijão mais ou menos, ter um transporte mais ou menos, e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro.

A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos...

Tudo Bem!

O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum...
é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos, ter fé mais ou menos, e acreditar mais ou menos.

Senão, a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos." -  Chico Xavier.

Parabéns a todas as Mamães!




11 maio 2012

O poder da serenidade

 
Para servir aos homens e a Tao,
Nada melhor do que a serenidade.
Serenidade é agir sem agir,
Atividade pelo próprio Ser,
Serenidade é silenciosa superioridade.
Serenidade é passividade dinâmica,
Que atua de dentro sem agir por fora.
Tao é infinita potência,
Porque é silêncio Criador.
        "Tao Te Ching"- Lao Tsé




Mandala da Serenidade, veja outras mandalas no link:  Mandala 110 -

02 maio 2012

SABEDORIA INDÍGENA 02





Mandala indígena Ritos de Passagem.
A sabedoria dos índios norte-americanos traz inspiração, força e beleza para nossas vidas. Esta Mandala foi feita num momento de mudança e reflexão sobre as passagens que fazemos durante a vida, desde o nascimento até ao retorno  para ao mundo dos espíritos.

"As mudanças de muitos invernos
   marcam os ciclos da Roda,
As rugas de meu rosto antigo
   mostram tudo o que posso sentir.
A natureza da minha passagem é um mistério,
   pois no íntimo sou dono do meu destino.
Quando no começo dos tempos eu era um menino
   me espantavam as descobertas que fazia.
Agora que sou um ancião
   descubro mais uma vez
Que o peso de todo inverno
   traz descobertas como um Amigo."

Excerto do Livro "As Cartas do caminho sagrado" de Jamie Sams

01 maio 2012

O Efeito Sombra


Nossa sombra, nosso segredo mais obscuro esconde nossa luminosidade.
Vale a pena assistir e também ler o livro (Livraria Cultura).


Boas reflexões!!!

NOSSOS PENSAMENTOS

As Mandalas podem nos ajudar a ter mais foco, centramento e atenção. Assim podemos interferir no nosso modo de pensar. O vídeo explica de fo...