29 julho 2013

MEDITAÇÃO

Galeria de Mandalas
Excelente texto de Krishnamurti sobre Meditação. Coloquei somente um excerto dele, caso vocês queiram consultar a fonte é do Livro "Viagem Por um mar Desconhecido."
" Assim, todo aquele que realmente pretende investigar esta questão da meditação - e vós deveis investigá-la - deve livrar-se completamente do método e do desejo de experimentar. Porque, se desejardes uma experiência, "projetareis" aquilo que desejardes experimentar. Portanto, deveis pôr tudo isso à margem, para poderdes começar a investigar. Porque, se estiverdes investigando com o fim de experimentar uma certa e fantástica visão de vosso deus insignificante, criado por vossa mente insignificante ou pela cultura na qual fostes educado, experimentareis tal visão, porém ela será o resultado de vossa própria estreiteza e insignificância: não estará, absolutamente, em nenhuma relação com a realidade. Está visto, pois, que não há nenhum método ou sistema de meditação. Outrossim, meditação não é oração, não é dirigir rogos e súplicas a uma certa divindade, pelo fato de estardes doente, de desejardes um emprego melhor etc. Se já pusestes tudo isso à margem, podeis começar a investigar o que é meditação. Porque, como já disse, se não fordes capaz de meditar não conhecereis o valor da meditação; jamais capaz de meditar não conhecereis o valor da meditação; jamais sabereis o que é a beleza; qual um cego, qual um homem morto, não ouvireis o ciciar da brisa entre as folhas, não vereis o pássaro nos ares, não apreciareis a beleza dos morros, não ouvireis o grito solitário de um animal no meio da noite. Portanto, todo ente humano deve compreender o que é a meditação." Krishnamurti

26 julho 2013

MANDALA TIBETANA KALACHAKRA

Mandala Kalachakra

A Mandala tibetano Kalachakra é também chamado de Roda do Tempo.
Kalachakra é uma divindade do budismo tibetano e reside no centro do Mandala.
Esta mandala conecta com a paz e o equilíbrio interior e exterior e pode ser
interpretada em três níveis: externo ou mundo físico, correspondendo aos
elementos do universo, ao tempo e ao espaço, a matemática, a astronomia e a astrologia;
interno ou corporal, correspondendo aos agregados psicofísicos e a fisiologia do
tantra e por último ao nível alternativo ou energia corporal, correspondendo aos
caminhos das yogas e da meditação. É uma Mandala religiosa de imenso poder e beleza, utilizada pelos  adeptos da religião budista tibetana que são iniciados à prática da meditação. Por Antonietta Forcione.

20 julho 2013

Tatuagem de Mandalas

Tatuagem de Mandalas
Mais tatuagens


No Egito entre 4000 e 2000 a.C., na Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia entre os maoris, a tatuagem fazia parte de ritos religiosos.  Hoje, a tatuagem é moda e não mais um costume tribal.
A moda é passageira e a cada estação surgem novidades, já a tatuagem não dá para trocar no verão seguinte, ela é definitiva e os métodos para retirá-la além de caros não garantem uma pele como era antes.
Leia mais 

16 julho 2013

SÍMBOLISMO DA ÁGUA


 

Água
Emoções, fonte da vida, fluxo de espiritualidade, verdade e conhecimento, pureza e purificadora, batismo, profundezas do inconsciente. O simbolismo da água possui dois lados, o que dá e o que tira a vida. Ela pune o pecador, mas não atinge os justos. As águas cristalinas, limpas, puras e calmas, denotam seu lado bom, mas as águas poluídas mostram seu lado ruim, sujo, doente e de morte. A água simboliza também a fertilização. A ribeira, o rio e o mar representam o curso da vida.

 Água Congelada

Simboliza o inacessível, duro, rígido e imóvel. Representa aquilo que não queremos enfrentar ou expor aos outros.
Também, pode indicar problemas emocionais ou espirituais e ainda a incapacidade de perdoar.


Água Vapor
Simboliza transformação, uma coisa ou qualidade vira outra. Também simboliza a purificação e transformação de nossas emoções. Muitas vezes significa a solução de problemas ou que ela está a caminho

Se você sonhou ou algum símbolo anda te perseguindo, veja o significado dele no link abaixo.
Um símbolo está perseguindo a gente quando: sonhamos com ele, folheamos uma revista e vemos o símbolo, alguém nos fala sobre ele, vamos assistir um filme e o símbolo aparece, olhamos um cartaz e o símbolo está lá. Essas coincidências querem nos dizer algo, lendo o significado do símbolo podemos esclarecer qual é o recado que Universo nos envia. Porém, nada de encucar sobre um símbolo, pois as coincidências também acontecem... Por Antonietta Forcione.

13 julho 2013

ABRIR MÃO

Abrir mão, se soltar, deixar ir, nossa que dificuldade! Os apegos são muitos, temos "dó" de deixar para trás até mesmo o que é ruim, velho e obsoleto. Achamos que devemos ir até o fim, custe o que custar, com nossas velhas ideias, códigos de vida, opiniões. Tudo nos parece tão nobre, tão cheio de determinação e vontade destemida. Porém é justamente, o contrário, denota falta de flexibilidade e confiança na vida, naquilo que o Universo nos reservou e que somente podemos alcançar se os medos, as velhas crenças e o que não flui mais for deixado para trás, abrindo mão e soltando amarras.
O controle ensinado desde a tenra idade, faz muito mal, aprendemos a exercê-lo sob a forma de reprimir e guardar sentimentos e desejos. Assim seguimos reprimindo ou guardando, nossas ideias, nossa criatividade, nossas necessidades corporais, nosso amor. Fica tudo dentro, numa "caixinha" a chave. Obvio que com o tempo vai fazendo mal, nosso corpo vai gritando de dor. Mas ceder.... parece tão pequeno, as pessoas que cedem não merecem elogios... O preço de se manter  fechado é muito, muito alto. E, o que tem por trás disso? Medo, simplesmente medo. Por Antonietta Forcione

12 julho 2013

Mandala do Vazio

Mandala do Vazio
Outras Mandalas
Um antigo texto chinês, o Tao Te Ching, diz: "O vaso é feito de argila, mas é o vazio que o torna útil. Abrem-se portas e janelas nas paredes de uma casa, mas é o vazio que a torna habitável". De fato, num vaso, o que importa é o espaço vazio e não o formato ou o material do qual é feito. É no vazio do vaso que se coloca o líquido e não em seu contorno. Numa casa, moramos no espaço vazio entre as paredes e não nas paredes. Ninguém mora na parede. A menos que a pessoa seja uma lagartixa. Mesmo assim, a lagartixa mora nos espaços vazios da parede. É vazio do mesmo jeito e o vazio continua sendo a coisa mais importante." Roberto Otsu.
Esvaziar a mente, é isso aí. É o grande segredo do bem-estar. Se não acharmos tempo para meditação diária, reflexão ao final do dia e empenho em desenvolver o observador de nossas próprias ações e atitudes, estaremos sempre cheios. Cheios de algo que não traz alegria, criatividade e amorosidade. Cheios do trabalho, cheios de nossa casa, cheios dos tantos afazeres, cheios dos parentes, cheios dos amigos, cheios dos filhos, cheios dos colegas do trabalho, cheios do chefe, cheios de comida, enfim, cheios de tudo. Só não estaremos menos vazios para que o novo, o criativo e a espiritualidade possam entrar e dentro de nós e fazer o que há de mais belo, criar luz, amorosidade e leveza.
É... quando estamos vazios ficamos mais leves, porém com uma certa qualidade, a de estarmos firmes  com os pés nos chão,  a de estamos com os braços abertos receptivos e a de estarmos com o coração prontos a amar e receber amor.

11 julho 2013

Mandalas para Colorir

Você poderá entrar no Shopping e ver algumas Mandalas que
fazem parte do Álbum
Colorir Mandalas é uma forma de se divertir com as cores, formas e quietude que algumas Mandalas emanam a todos que trabalham com elas  As Mandalas dos Álbuns para colorir foram feitas especialmente para quem quer alcançar o silêncios dentro de si.
No Álbum série 1 você encontra Mandalas Geométricas.
No Álbum série 2 você encontra Mandalas mistas com tema de flores.
No Álbum 4, você encontra Mandalas com temas infantis.
Qualquer dos Álbuns servem para terapia ocupacional, diversão e meditação. Eles também poderão serem usados em escolas para trabalho pedagógico com os alunos.
Por exemplo: o Álbum infantil além da Mandala para colorir tem uma frase que poderá ser usada pelo professor em dinâmica com seus alunos. Usando a criatividade tanto os alunos quanto os professores poderão criar  histórias, falar sobre sentimentos, fazer um quadro com a mandala e o mais importante, o aluno quando colore mandalas está ativando e trabalhando a concentração, a atenção e centramento, o que proporcionará a esse aluno uma melhor leitura, relaxamento e harmonização de conteúdos psíquicos.

03 julho 2013

Mandala em bastidor




















Esta mandala em bordado feito com bastidor não é minha, mas compartilho com vocês porque é um trabalho belo, delicado e com certeza feito por mãos ágeis e precisa.  Parabéns para quem fez!

02 julho 2013

Não Sei - Cora Coralina


"Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." 

Cora Coralina

NOSSOS PENSAMENTOS

As Mandalas podem nos ajudar a ter mais foco, centramento e atenção. Assim podemos interferir no nosso modo de pensar. O vídeo explica de fo...