![]() |
Mandala da Paciência Outras mandalas |
“O BÚFALO PACIENTE”
Um búfalo gigantesco, com chifres poderosos, estava deitado, dormindo debaixo de uma árvore.Dois olhos travessos olhavam pelos galhos. Um macaquinho disse:
“Conheço um bom e velho búfalo, que está dormindo no capim, mas eu não tenho mede dele, nem ele tem medo de mim”.
E pulou do galho para as costas do búfalo.
O búfalo abriu os olhos e, vendo o macaco dançando em suas ancas, fechou-os novamente, como se apenas uma leve borboleta tivesse pousado em suas costas.
Então, o macaquinho malcriado tentou outro truque.
Pulando na cabeça do búfalo, entre seus dois grandes chifres, segurou as pontas e balançou-se, como se estivesse em uma árvore. Mas o búfalo nem piscou.
“O que poderia fazer para deixar meu bom amigo irritado?”, pensou o macaco. Então, pisoteou todo capim que o búfalo escolhia para pastar. O búfalo meramente se afastou.
Em outro dia, o macaco safado pegou um bastão e bateu nas orelhas do búfalo. Quando este caminhava, o macaco sentava em suas costas como um herói, segurando o bastão.
Diante de tudo isso, o búfalo nunca resmungou, apesar de ter chifres fortes e poderosos.
Um dia, entretanto, quando o macaco estava em suas costas, apareceu uma fada.
“O senhor é uma nobre criatura, ó búfalo”, disse ela: “mas pouco sabe sobre sua força. Seus chifres podem derrubar árvores, seus pés, triturar pedras. Leões e tigres temem aproximar-se de você. Sua força e beleza são conhecidas em todo o mundo. Mesmo assim, você caminha com um macaco tolo em suas costas. Um golpe com seus chifres o racharia ao meio e uma patada o esmagaria. Por que não o joga no chão e acaba com essa brincadeira?”
“Este macaco é pequeno”. Respondeu o búfalo, “e a mãe natureza não lhe deu um grande cérebro. Então, por que eu deveria puni-lo? Além disso, por que deveria fazê-lo sofrer, para que eu possa ser feliz?”
Ouvindo a resposta, a fada sorriu e, com sua varinha mágica, fez o macaco ir para longe. Ela lançou ao grande búfalo um encantamento pelo qual ninguém poderia importuná-lo novamente, e ele então viveu feliz para sempre.
Os Contos Jataka são histórias das vidas de Budha onde ele aparece aprimorando virtudes, tais como a paciência, a sabedoria, a generosidade e a amorosidade. Essas histórias ainda hoje são contadas para crianças e para todos que guardam carinhosamente a sua criança interior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui suas dúvidas e comentários sobre Mandalas