28 março 2013

Prática da Atenção com Mandalas

Dalai Lama
"A atenção correta é a atenção perfeita ao corpo, aos pensamentos, aos sentimentos e aos objetos do pensamento: "A tarefa da correta atenção consiste em esclarecer o campo do conhecimento. A atenção possibilita viver a experiência com lucidez imediata. A atenção revela o objeto como ele é, antes que ele seja encoberto pelo verniz dos conceitos e das interpretações. Por isso praticar a atenção significa muito menos fazer alguma coisa do que deixar de fazê-la; não pensar, não julgar, não associar  não planejar, não imaginar nada, não desejar nada". (Biku Bodi). Excerto do Livro Palavras do Dalai Lama."

Em vários tipos de meditação o que se pratica é a atenção. Quando nos sentamos e observamos a respiração entrando até nossos pulemos e saindo, estamos praticando atenção; quando praticamos uma arte marcial, como Tai Chi Chuan, estamos praticando atenção; quando criamos, colorimos ou trabalhamos com Mandalas, estamos praticando atenção. Não importata o meio que mais lhe atrai, o que importa é a atenção plena: na hora de respirar, não há necessidade de fazer nada somente respirar, quando se pratica uma arte marcial, somente o movimento é preciso, e quando trabalhamos com mandalas não há necessidade de escolha da cor, do traço ou fazer associações. A meditação acontece, a atenção acontece, você não precisa fazer nada, somente estar presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas dúvidas e comentários sobre Mandalas

NOSSOS PENSAMENTOS

As Mandalas podem nos ajudar a ter mais foco, centramento e atenção. Assim podemos interferir no nosso modo de pensar. O vídeo explica de fo...