06 maio 2013

O Livro do Coração


Outras Mandalas na Galeria
Quando o coração está cheio de coisas, o corpo se sente constrangido; quando está vazio, o corpo se sente expansivo.

Quando há reservas demais no coração, o amor e o respeito ficam perdidos; quando fica livre das reservas, o amor e o respeito são obtidos.

Quando o coração fica cheio de paixões radicais, os princípios são esquecidos; quando se livra das paixões radicais, os princípios são lembrados.

Quando o coração é um conjunto de coisas ardilosas, as aparências são falsas; quando fica livre dos artifícios, as aparências são verdadeiras.

Quando o coração está cheio de orgulho, os outros são invejados; quando se livra do orgulho, os outros são respeitados.

Quando o coração está cheio de si mesmo, os outros são suspeitos; quando é abnegado, os outros são confiáveis.

Quando o coração está cheio de erros, os outros parecem assustadores; quando se livra dos erros, não há nada a temer.

Quando o coração está repleto de obstáculos, os outros são perigosos; quando está livre de obstruções, ninguém é perigoso.

Quando o coração está cheio de cobiça, os outros são lisonjeiros; quando se livra da cobiça não há necessidade de elogios.

Quando o coração está cheio de raiva, as palavras são ditas asperamente; quando se liberta da raiva, as palavras são pacíficas.

Quando o coração está repleto de paciência, tudo pode ser colocado em ordem; quando não é paciente, tudo malogra.

Quando o coração está cheio de convencimento, a bondade dos outros é ignorada; quando está livre da presunção, a bondade dos outros é percebida.

Quando o coração está cheio de ganância, os pedidos não têm fim; quando se livra da ganância, nada em especial é solicitado.

Quando o coração está cheio de ilusão, os outros são culpados; quando está livre da ilusão, ninguém é escarnecido.

Quando o coração está cheio de sinceridade, o contentamento é fácil; quando não é sincero, não haverá nenhum contentamento.

Excerto do livro: Segredos do Budô, John Stevens, Cultrix.
O Livro do Coração faz parte do documento Kokoro no maki, em japonês a palavra kokoro significa "coração", "centro", "essência".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas dúvidas e comentários sobre Mandalas

NOSSOS PENSAMENTOS

As Mandalas podem nos ajudar a ter mais foco, centramento e atenção. Assim podemos interferir no nosso modo de pensar. O vídeo explica de fo...