05 dezembro 2011

O NOVO PARADIGMA EMERGENTE PARA EDUCAÇÃO - PARTE 1

Primeira parte.

Em seu livro "A Conspiração Aquariana", Marilyn Ferguson, escreve sobre a transformação da consciência e as  marcas que deixará em nossa época. Seu livro, escrito há várias décadas, continua atual e coaduna com as mudanças planetárias que estão ocorrendo. Hoje, já vemos a tendência de vários de seus pressupostos em ação, embora ainda falte muito para um processo de  educação ideal.
No que diz respeito a educação ela diz:

" Pressuposições do velho paradigma da educação: Ênfase no conteúdo, adquirindo um conjunto de informações "corretas", de uma vez por todas.
Pressuposições do novo paradigma da educação: Ênfase em aprender a aprender, como fazer boas perguntas, prestar atenção às coisas certas, manter-se aberto aos novos conceitos e avaliá-los, ter acesso à informação. O que agora se "sabe" pode mudar. A importância do contexto.

Velho - O aprendizado como um produto, uma meta.
Novo - O aprendizado como um processo, uma jornada.

Velho - Estrutura hierárquica e autoritária. Recompensa o conformismo, desencoraja a divergência.
Novo - Igualitária. Sinceridade e divergências permitidas. Alunos e professores veem uns aos outros como pessoas, não como funções. Encoraja a autonomia.

Velho - Estrutura relativamente rígida, currículo predeterminado.
Novo - Estrutura relativamente flexível. Crença em que há muitos caminhos para se ensinar determinado assunto.

Velho - Progresso controlado, ênfase nas idades "apropriadas" para certas atividades, segregação por idade. Compartimentado.
Novo - Flexibilidade e integração das faixas etárias. O indivíduo não é automaticamente limitado em determinado assunto pela idade.

Velho - Prioridade para o desempenho.
Novo - Prioridade para a autoimagem como geradora do desempenho.

Velho - ênfase no mundo exterior. A experiência interior é com frequência considerada inapropriada no ambiente escolar.
Novo - A experiência interior é encarada como contexto para o aprendizado. Uso de imagens, relatos de histórias, diários de sonhos, exercícios de "centralização", e encorajamento à exploração de sentimentos.

Velho - Desencorajamento de conjecturas e do pensamento divergente.
Novo - Encorajamento das conjecturas e do pensamento divergente como parte do processo criativo.

O livro é muito inspirador. Recomendo a todos que anseiam por desenvolver a consciência e ler a segunda parte deste artigo.






             

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