15 maio 2012

A riqueza do ser e a pobreza do ter


 Mandala Buterfly

As mandalas carregam símbolos para facilitar o meditador a trabalhar-se.  Esta mandala, além de sua forma circular, que propicia a dinâmica da energia, possui borboletas. Esses animaizinhos tem o dom da transformação. Eles nascem ovo, viram larva, depois pupa e finalmente alcançam o estágio adulto, quando alçam vôos. É justamente isso que a mandala trabalha a transformação interior.
Abaixo um dos lindos poemas de Lao Tsé, um olhar para a importância do conhecer-se.





A riqueza do ser e a pobreza do ter


"Que vale mais:
Meu nome de família ou meu Ser?
Que é mais meu;
Minhas posses externas ou meu íntimo Ser?
Que me é mais importante:
Meus lucros ou minhas perdas?
Quem prende seu coração a algo
Está preso.
Quem deseja possuir tesouros
É um pobre possesso.
Quem vive satisfeito
É feliz com os satisfeitos.
Quem respeita os seus limites
Não corre perigo.
Isto gera verdadeira serenidade.
De dentro vem o que por fora se revela."

Poema do "Tao Te Ching" - por Lao Tsé

Boa reflexão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas dúvidas e comentários sobre Mandalas

NOSSOS PENSAMENTOS

As Mandalas podem nos ajudar a ter mais foco, centramento e atenção. Assim podemos interferir no nosso modo de pensar. O vídeo explica de fo...