05 abril 2013

COLORIR MANDALAS ATIVIDADE LÚDICA

Álbum de Mandalas Infantis
Colorir Mandalas pode ser terapêutico.
As pessoas ao pintarem as mandalas trabalham a atenção, concentração, centramento e foco. Ainda, promovem em si tranquilidade, relaxamento e harmonia.
A simetria da mandala, seus traços harmoniosos e bem colocados, as cores escolhidas, fazem um trabalho sutil na psique, vai ordenando os pensamentos e o senso de harmonia global.
Em pouco tempo a pessoa vai sentindo melhora na atenção e no relaxamento.
Para bons resultados um pouquinho de esforço é necessário. Persistência e continuidade, por exemplo, durante quatro meses pintar mandalas por uma hora três vezes por semana ou pintar mandalas durante uma hora por dia durante vinte e hum dias. A frequência e a duração da atividade a própria pessoa poderá decidir como vai fazer. O importante durante a realização da coloração é estar presente no que está fazendo. Isto no caso de adultos ou quando se quer utilizar a mandala como instrumento terapêutico. Porém, pode-se usar a pintura de mandalas apenas para passatempo e se divertir a hora que bem entender. Assim, mesmo a pessoa estará se beneficiando.
Já as crianças, em casa ou com amiguinhos, devem ficar a vontade ao colorirem mandalas, o tempo elas quem fazem,  pois pintar mandalas é lúdico! Não há regras nem rigidez, colorir mandalas é uma forma carinhosa de abrir o coração para a alegria e para o amor.
A pintura de mandalas como terapia complementar  poderá ser utilizada por profissionais como psicólogo ou terapeuta ocupacional. Essa atividade, também,  poderá ser explorada na escola, nesse caso o professor decide quanto tempo disporá para a atividade.
O Álbum Mandalas Meditar Colorindo possui 28 mandalas para colorir, sugestão do material a ser utilizado e ainda uma frase abaixo de cada mandala que poderá ser explorada pela criança, pelo professor/terapeuta que poderá trabalhar a imaginação criativa, produção de texto ou dinâmica de grupo. Por Antonietta Forcione.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas dúvidas e comentários sobre Mandalas

NOSSOS PENSAMENTOS

As Mandalas podem nos ajudar a ter mais foco, centramento e atenção. Assim podemos interferir no nosso modo de pensar. O vídeo explica de fo...