16 abril 2013

RANCOR -- RESSENTIMENTO - VIOLEÊNCIA

Mandala de Cura
"Um ressentimento antigo é chamado de rancor. Carregar um sentimento desse tipo é estar permanentemente no estado "contra", e é por isso que o rancor constitui uma parte significativa do ego de muita gente. Quando coletivo, ele pode sobreviver por séculos na psique de um país ou de uma tribo e alimentar um ciclo interminável de violência. "  Eckart Tolle.

Isso é o que vemos hoje acontecer nos Estados Unidos. Bombas explodiram perto da linha de chegada da Maratona de Boston, deixando mortos e centenas de feridos. O que era para ser um dia de festividade e alegria, para comemorar o Dia do Patriota,  acabou em tragédia.
O rancor é um ódio profundo e mantido vivo pela emoção negativa de um acontecimento antigo que nos afetou ou afetou uma comunidade. Essa negatividade ronda a psique, enviando pensamentos compulsivos de que "fizeram algo comigo/conosco" abominável e injusto. Um rancor profundo afeta vários aspectos da vida de uma pessoa e culmina em uma doença ou numa violência contra alguém ou população. O rancor pode deixar rastros em gerações, formando ciclos de negatividade, intolerância e destrutividade.
Para cortar ciclo de negatividade é preciso honestidade individual para observar os próprios pensamentos rancorosos e desenvolver a consciência de que esses pensamentos dão continuidade a violência. Na pessoa consciente o  perdão vem naturalmente. E,  o sentimento de perdão é contagioso, quando uma pessoa numa comunidade desenvolve esse sentimento, ela sai disseminando consciência para todos e tudo ao seu redor.
A mandala acima é uma Mandala de Cura, foi uma das primeiras que fiz, é uma boa mandala para desenvolvimento de consciência e de cura emocional/física. Por Antonietta Forcione


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas dúvidas e comentários sobre Mandalas

NOSSOS PENSAMENTOS

As Mandalas podem nos ajudar a ter mais foco, centramento e atenção. Assim podemos interferir no nosso modo de pensar. O vídeo explica de fo...