19 julho 2016

Tarthang Tulku - Atenção Plena

"A luz da atenção plena

A realidade abrange tudo: a natureza absoluta é una. Embora possamos nos sentir separados da realidade original incriada - quer a chamemos "Deus", "experiência suprema" ou "mente iluminada"  - por meio da atenção plena podemos entrar em contato com esta parte essencial de nós mesmos.
A atenção plena forma o terreno, a base pura de nossa experiência; ela sustenta todos os aspectos de nosso mundo com perfeita equanimidade. Sua luz pode iluminar nossa experiência e trazer-nos compreensão plena.
Como a face lisa de um espelho, a atenção reflete as cenas e sons da vida diária. Assim como o espelho e sua imagem não podem ser separados, a plena atenção não se separa da experiência cotidiana. Ela infunde-se até nos conceitos e nas condições dualistas armadas pela mente. Todas as coisas aparentemente separadas são manifestações e categorias dentro da atenção plena.
Vendo apenas as imagens que dançam na superfície do espelho, esquecemos sua origem; aceitando como sólidos os elementos de nosso mundo - pensamentos, sentimentos e percepções - perdemos de vista a corrente subjacente de atenção plena. No entanto, se focalizarmos e desacelerarmos a mente, poderemos começar a abrandar esta estruturas rígidas. Experiências novas e interessantes podem ser descobertas à medida que a atenção aflora." - Tarthang Tulku - "A Mente Oculta da Liberdade" - Pensamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas dúvidas e comentários sobre Mandalas

NOSSOS PENSAMENTOS

As Mandalas podem nos ajudar a ter mais foco, centramento e atenção. Assim podemos interferir no nosso modo de pensar. O vídeo explica de fo...