12 julho 2013

Mandala do Vazio

Mandala do Vazio
Outras Mandalas
Um antigo texto chinês, o Tao Te Ching, diz: "O vaso é feito de argila, mas é o vazio que o torna útil. Abrem-se portas e janelas nas paredes de uma casa, mas é o vazio que a torna habitável". De fato, num vaso, o que importa é o espaço vazio e não o formato ou o material do qual é feito. É no vazio do vaso que se coloca o líquido e não em seu contorno. Numa casa, moramos no espaço vazio entre as paredes e não nas paredes. Ninguém mora na parede. A menos que a pessoa seja uma lagartixa. Mesmo assim, a lagartixa mora nos espaços vazios da parede. É vazio do mesmo jeito e o vazio continua sendo a coisa mais importante." Roberto Otsu.
Esvaziar a mente, é isso aí. É o grande segredo do bem-estar. Se não acharmos tempo para meditação diária, reflexão ao final do dia e empenho em desenvolver o observador de nossas próprias ações e atitudes, estaremos sempre cheios. Cheios de algo que não traz alegria, criatividade e amorosidade. Cheios do trabalho, cheios de nossa casa, cheios dos tantos afazeres, cheios dos parentes, cheios dos amigos, cheios dos filhos, cheios dos colegas do trabalho, cheios do chefe, cheios de comida, enfim, cheios de tudo. Só não estaremos menos vazios para que o novo, o criativo e a espiritualidade possam entrar e dentro de nós e fazer o que há de mais belo, criar luz, amorosidade e leveza.
É... quando estamos vazios ficamos mais leves, porém com uma certa qualidade, a de estarmos firmes  com os pés nos chão,  a de estamos com os braços abertos receptivos e a de estarmos com o coração prontos a amar e receber amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas dúvidas e comentários sobre Mandalas

NOSSOS PENSAMENTOS

As Mandalas podem nos ajudar a ter mais foco, centramento e atenção. Assim podemos interferir no nosso modo de pensar. O vídeo explica de fo...