20 junho 2013

Mandala da Paciencia


Mandala da Paciência
Outras mandalas

“O BÚFALO PACIENTE”

 Um búfalo gigantesco, com chifres poderosos, estava deitado, dormindo debaixo de uma árvore.Dois olhos travessos olhavam pelos galhos. Um macaquinho disse:
“Conheço um bom e velho búfalo, que está dormindo no capim, mas eu não tenho mede dele, nem ele tem medo de mim”.
E pulou do galho para as costas do búfalo.
O búfalo abriu os olhos e, vendo o macaco dançando em suas ancas, fechou-os novamente, como se apenas uma leve borboleta tivesse pousado em suas costas.
Então, o macaquinho malcriado tentou outro truque.
Pulando na cabeça do búfalo, entre seus dois grandes chifres, segurou as pontas e balançou-se, como se estivesse em uma árvore. Mas o búfalo nem piscou.
“O que poderia fazer para deixar meu bom amigo irritado?”, pensou o macaco. Então, pisoteou todo capim que o búfalo escolhia para pastar. O búfalo meramente se afastou.
Em outro dia, o macaco safado pegou um bastão e bateu nas orelhas do búfalo. Quando este caminhava, o macaco sentava em suas costas como um herói, segurando o bastão.
Diante de tudo isso, o búfalo nunca resmungou, apesar de ter chifres fortes e poderosos.
Um dia, entretanto, quando o macaco estava em suas costas, apareceu uma fada.
“O senhor é uma nobre criatura, ó búfalo”, disse ela: “mas pouco sabe sobre sua força. Seus chifres podem derrubar árvores, seus pés, triturar pedras. Leões e tigres temem aproximar-se de você. Sua força e beleza são conhecidas em todo o mundo. Mesmo assim, você caminha com um macaco tolo em suas costas. Um golpe com seus chifres o racharia ao meio e uma patada o esmagaria. Por que não o joga no chão e acaba com essa brincadeira?”
“Este macaco é pequeno”. Respondeu o búfalo, “e a mãe natureza não lhe deu um grande cérebro. Então, por que eu deveria puni-lo? Além disso, por que deveria fazê-lo sofrer, para que eu possa ser feliz?”
Ouvindo a resposta, a fada sorriu e, com sua varinha mágica, fez o macaco ir para longe. Ela lançou ao grande búfalo um encantamento pelo qual ninguém poderia importuná-lo novamente, e ele então viveu feliz para sempre.

Os Contos Jataka são histórias das vidas de Budha onde ele aparece aprimorando virtudes, tais como a paciência, a sabedoria, a generosidade e a amorosidade. Essas histórias ainda hoje são contadas para crianças e para todos que guardam carinhosamente a sua criança interior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas dúvidas e comentários sobre Mandalas

NOSSOS PENSAMENTOS

As Mandalas podem nos ajudar a ter mais foco, centramento e atenção. Assim podemos interferir no nosso modo de pensar. O vídeo explica de fo...